sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A ignorância é uma benção?

“Ser feliz” é ser ignorante! Na minha visão, para “ser feliz” basta ser ignorante. Em todos os aspectos da vida humana, conhecer os fatos, conhecer as pessoas, conhecer o passado, conhecer os “procedimentos padrões”, conhecer as nuances, conhecer os detalhes sórdidos, conhecer o comportamento, conhecer o íntimo e até mesmo o autoconhecimento leva a decepção e por consequência a tristeza.

Isso porque o coração do ser humano é desesperadamente corrupto:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"
Jeremias 17.9

Alcançar conhecimento leva a real compreensão dessa corrupção, logo, a decepção e tristeza.
Como cristão sei que a única forma de felicidade verdadeira será no céu. Aqui na terra podemos vislumbrar um pouco do que seria essa felicidade através do conhecimento do caráter de Deus registrado nas sagradas escrituras, sob inspiração do Espírito Santo, porém abstraindo o aspecto salvador da graça o resto da vida humana é uma constante contrição perante a santidade de Deus. A ciência da nossa corrupção é parte da obra do Espírito Santo em nossas vidas, assim como o processo de santificação, que nos leva a mais autoconhecimento e mais arrependimento e contrição.
Uma verdade é: Para “ser feliz” é necessário ter paz.
Estar em paz com a consciência é: Desconhecer o caráter de Deus ou ignorar a Sua santidade. Ambos os caminhos não fazem parte da vida do cristão, logo, para “ser feliz” aqui na terra é necessário não ser cristão.
No meu entendimento a resolução bíblica para esse impasse na vida do cristão é:

"Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios."
Salmos 37.7

Porém mesmo assim esse caminho não nos leva a “felicidade” plena terrena. Ele nos leva tão somente ao contentamento com a vontade Divina.
Por isso concluo que a “felicidade”, tão proclamada atualmente em redes de relacionamentos, mídia em geral ou em textos de autoajuda, me entristece, pois, nessa busca incessante de grande parte da humanidade vejo quantas pessoas estão perdidas em seus próprios devaneios ilusórios na busca de uma falsa felicidade baseada em luxúria, lascívia, ganância e egoísmo.

“Se conselho fosse bom...”:
Não “seja feliz”! Esteja contente com a vontade Divina e aproveite os breves momentos de felicidade real que a maravilhosa Graça lhe proporciona aqui na terra. Invista em sua expectativa de uma felicidade plena com Deus após a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário