segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cuidado com o que você pede a Deus


Uma curiosidade dos tempos atuais é o tamanho do sofrimento da humanidade.  Esse sofrimento é decorrente, não pela ausência de Deus, mas sim pela nossa ignorância sobre o caráter de Deus. Nosso Deus é sim um Deus pessoal e presente em nossas vidas. Ele manifesta Suas bênçãos e graça constantemente sobre todos (eleitos ou não). 
A angustia que aflige o homem moderno nada tem a ver com o comportamento de Deus e sim com nossa própria ignorância. Quanto mais nos distanciamos da Sua palavra, a forma com a qual Ele se revelou a nós, seja pela preguiça ou pela rebeldia, menos conhecemos Esse Deus e pra mais longe de Sua vontade nós caminhamos. 
Sendo assim, cada vez mais pedimos coisas a Ele de forma errada ou pedimos até mesmo a coisa errada.
Fiz uma análise de alguns dos pedidos mais comuns que ouvimos por aí:

Dinheiro, muito dinheiro.

Como nosso Deus é justo. Nunca seria possível atribuir a Deus desonestidade ou lucro indevido, logo, todo e qualquer dinheiro advindo de uma benção de Deus vem através do trabalho. Se você quer muito dinheiro, Deus lhe enviará muito trabalho. Se você pedir mais dinheiro do que você poderia gerenciar é muito provável que receba também mais trabalho do que você conseguirá gerenciar. Está pronto para abandonar todo o resto da vida que Deus te deu para trabalhar a troco de dinheiro?

Inteligência.

Quando Deus criou o homem, Ele mesmo autenticou essa criação como sendo a Sua grande obra prima, logo, Ele não precisa e nem irá alterar essa criação de forma não natural. Deus criou o homem com a habilidade natural de expandir suas capacidades. A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Bom, logo, se você pedir inteligência Deus irá te dar muitas situações para prática de resolução de problemas, para o planejamento e para o raciocínio e junto com isso tudo o estresse envolvido. Se a intenção é ser mais inteligente que a maioria, então, você com certeza terá que passar por situações que exijam mais resolução de problema que a maioria das pessoas. É isso que você realmente quer?

Paz. 

Quem não quer paz? Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Um ser humano normal raramente terá paz em meio a todo um mundo de estímulos sensoriais, logo, se você pedir a Deus paz, é bem provável que você obterá dEle uma ausência de perturbação e agitação assim como todos os estímulos de crescimento e amadurecimento que essas situações trazem ao ser humano. Será que você estará preparado para lidar com a ausência de estímulos externos? Ou um sentimento de indiferença com relação a esses estímulos? Inclusive da convivência com familiares e amigos que por mais que tenham amor por você fazem parte do grupo de estímulos (agitação e perturbação) que lhe cerca. Está pronto para ser privado desses estímulos ou ser indiferente aos mesmos?

Autocontrole.

Já vi várias pessoas pedirem a Deus autocontrole. Autocontrole é a capacidade de controlar as emoções e os desejos, é a capacidade de gestão de uma pessoa para o seu futuro. Para se aumentar o autocontrole uma pessoa normal tem que constantemente se expor a situações onde seja necessário colocar em cheque suas emoções e desejos em detrimento a outros benefícios futuros. Já pararam pra pensar o quão estressante e cansativo seria passar por várias situações de confrontamento emocional visando ter mais autocontrole? E se sua intenção é ter um autocontrole acima da média, então se prepare para ter situações de confrontamento acima da média também.


Fé.

Quem nunca ouviu um: "Deus, aumenta minha fé!". Talvez esse seja um dos jargões mais comuns das orações dos cristãos. 

"...Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem..."
Hebreus 11.1

Pois é! Pedir para que Deus aumente sua fé, é pedir a Deus que lhe envie provações, pois o mecanismo para o aumento da fé, pelos relatos bíblicos, é diretamente ligado à experiência com a provação divina. Abraão foi considerado o "Pai da fé". Ele deixou para trás sua família, sua cidade, seus conhecidos e sua segurança, tudo por uma promessa divina. Abraão teve que se preparar para matar seu próprio filho em nome da fé. Você está pronto para viver situações semelhantes? Você deseja viver essas situações?

Felicidade.

A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. Como já mencionamos acima, nosso Deus é um Deus justo, logo, não espere dEle algo desleal ou injusto. A Felicidade vem através da aceitação da realidade e o contentamento e a alegria com essa realidade. Uma máxima do comportamento humano atual é: “Ninguém está feliz com o que têm!” e esse sentimento de busca pela felicidade é o motor que toca nossas vidas, nossos sonhos e anseios. A busca pela felicidade é o que nos faz crescer, amadurecer e evoluir. Deus nos criou assim para assim crescermos. Você está pronto para ser feliz com o que tem? Você está pronto para não mais saborear o sentimento de conquista dos sonhos e anseios? Você está satisfeito com a suas capacidades e habilidades atuais?

Liberdade.

A liberdade talvez seja um dos desejos humanos mais perigosos. Liberdade não pode ser plena. Existem regras e prisões das quais não devemos almejar a liberdade. Quando comecei a escrever esse texto fiz uma lista enorme dessas leis, mas quando escrevi sobre a lei de Deus, vi que nada mais deveria ser dito, pois todas as outras se tornaram banais e sem importância: Leis de Deus. Ser livre das leis de Deus é rejeitar a soberania desse mesmo Deus, logo, negar o Seu papel de Criador e Mantenedor do universo. É rejeitá-Lo em Seu caráter puro e santo. É abandonar a Deus. A liberdade pedida e obtida com sabedoria deve ser limitada, pontual e muito bem planejada. Caso contrário ela pode te levar para longe de Deus.

Conclusão:

Cuidado com o anseio do seu coração:
"... Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?..."
Jeremias 17.9

Peça a Deus sim, porém tudo o que for pedir peça com a sabedoria inspirada pelo Espirito Santo de Deus, pela graça e em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois melhor mediador entre Deus e os homens não há.

Um comentário:

  1. SÓ há liberdade no Espírito que é eterno o livre arbítrio não quer dizer necessariamente liberdade,essa faculdade deve ser presidida pela consciência e inteligência,mais nessa atual condições de natureza pecaminosa somente seremos livres com Jesus,do contrário é só escravidão nos caprichos dessa vontade.A graça e a Paz.

    ResponderExcluir