domingo, 1 de junho de 2014

Sobrevivendo no País da Copa

Hoje, logo pela manhã, passei por uma experiência ímpar. Sou praticante de arte-marcial à aproximadamente 20 anos e professor a aproximadamente 13 anos. Nunca pensei que chegaria o dia em que a minha sobrevivência seria garantida por empunhar uma espada na porta da minha casa.

Eu tinha um compromisso hoje, bem cedo, com uma fotógrafa, amiga minha, para fazer umas fotos que seriam utilizadas para uma matéria jornalística sobre arte-marcial e para tal preparei todo meu material de treino inclusive minha coleção de espadas japonesas.

Acordei cedo. Preparei e tomei meu café da manhã. E ao sair de casa, às 07:20 da manhã, logo na porta de casa, fui abordado por um viciado em crack com uma faca em punho.

Minha reação foi rápida e automática, seguindo à risca os muitos anos de treinamento que tenho em artes-marciais. Me afastei, buscando a distância ideal e saquei minha Katana (espada japonesa com aproximadamente 90 cm) em uma postura defensiva.

Foram 2 ou 3 segundos muito tensos, pois se eu fosse atacado por aquele marginal seria muito provável que o desfecho não fosse nada bonito. Eu, como qualquer cidadão de bem, não queria esse tipo de peso sobre meus ombros.

O bandidinho sorriu e cuspiu as seguintes palavras: “...tá de sacanagem! Nunca viu um troço desse...” e saiu andando calmamente pela rua, na certeza da impunidade que é comum por aqui.

Apesar de ser treinado para situações estressantes e de estar acostumado com a lidar com armas brancas eu levei algum tempo para me recompor, pois durante alguns segundos eu não estava mais em pleno século 21 em um local civilizado. Eu estava lutando pela minha vida em um campo de batalha medieval no qual se tem a consciência da eminência da morte do adversário ou sua.

Esse, meu caro leitor, é o retrato do Brasil o país “presidido” pela Senhora Dilma Rousseff (PT), do Espírito Santo o estado “governado” pelo senhor Renato Casa Grande (PSB) e da Serra a cidade “governada” pelo senhor Audifax (PSB).


Menos dos cidadãos de bem!

Um comentário:

  1. ...Graças a Deus que não aconteceu nada...
    ...Que bom que você estava com as Katanas...
    mas mesmo assim, sobre as questões políticas, se o pior tivesse acontecido, você teria sérios problemas para resolver.....
    Isso mostra que seu treinamento foi, é e continua sendo um ponto de equilíbrio decisivo em sua e nossas vidas.
    Graças a Deus não ter ocorrido nada.

    ResponderExcluir