quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A espada do cristão

“ Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”


Efésios 6.13-17

Muito embora toda a armadura seja extremamente interessante de ser comentada, vou me deter em comentar somente sobre a espada.

Espada não é uma arma que pode ser usada displicentemente, sem o preparo necessário.

Para se utilizar a espada é necessário, antes de tudo, ter preparo. Conhecer as dimensões da espada. As manobras que ela permite e sua efetividade. Treinar exaustivamente diariamente com sua espada. Gastar horas diárias no aprendizado e manuseio de sua espada.

Outra característica fundamental da utilização de uma espada é a agressividade. Para a utilização da espada é necessário estar na frente de batalha. Não é possível utilizar uma espada contra um inimigo à distância. Os escolhidos como espadachins devem gostar do combate e de estar próximo do inimigo. Não devem temer a presença do inimigo. Para se utilizar uma espada deve-se manter o espírito indômito, a intenção de atacar sempre presente. Quem utiliza a espada tem que ser agressivo. A timidez para um espadachim é punida com a morte.

Um esgrimista hábil e capaz deve ter sempre presente em seus movimentos cinco características: Estabilidade, Fluidez, Força, Flexibilidade e Intrepidez.

Estabilidade para que sua postura sustente suas investidas. Uma vez que não haja uma postura estável e equilibrada, todo e qualquer ataque é facilmente desviado pelo inimigo e o espadachim ficará a mercê de seus inimigos.

Fluidez para que os movimentos da espada possam ser contínuos e se adaptem as defesas do inimigo não permitindo assim que o inimigo possa ter uma reação que o coloque em vantagem perante aquele que maneja a espada.

Força para que os golpes da espada quando atingirem o inimigo possam realmente causar o efeito planejado. Uma espada utilizada sem força não penetra o suficiente no inimigo e não faz o trabalho para o qual ela foi desembainhada.

Flexibilidade para que ao acertar o inimigo em regiões protegidas o impacto da espada não retorne a aquele que a maneja. Essa flexibilidade tem referência direta com o treinamento e o conhecimento que o esgrimista tem da sua espada. E se um movimento for flexível demais o mesmo não terá a dureza necessária para ser efetivo.

Intrepidez para que os golpes com a espada sejam dados no momento certo e com a força certa, livres do medo e do receio para assim derrotar o inimigo rapidamente não deixando margem para reação.

Um espadachim não luta sozinho contra muitos inimigos. Eles lutam ombro a ombro com companheiros fieis e a todo tempo se encarregam de animar os demais companheiros seja com canções de batalhas, seja com atitudes vigorosas, ou seja, com investidas corajosas. Um esgrimista de ânimo dobre é um peso morto ou até mesmo um fardo para sua tropa e companheiros de armas.

Espada não é uma arma amena e sutil. Se a palavra de Deus fosse para ser utilizada de forma sutil e tímida então a bíblia não a citaria como a espada e sim como a adaga, o punhal, a fecha, a lança ou a funda, que são todas armas que poderiam ser utilizadas de forma muito menos agressiva ou impetuosa do que a espada.

Espero que os cristãos possam a cada dia conhecer mais e mais a palavra de Deus para que no dia em que for necessário tenham o preparo, a agressividade, a estabilidade, a fluidez, a força, a flexibilidade e a intrepidez para fazer a obra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário