domingo, 15 de agosto de 2010

A Lição de Rocky Balboa

Assistindo o filme Rocky Balboa (o último da série), depois de ter assistido toda a série nas últimas semanas, não pude deixar de notar uma lição impressionante em um diálogo que o personagem Rocky Balboa (Sylvester Stallone) teve com seu filho Rocky Balboa Jr. (Milo Ventimiglia).


A perola foi a seguinte:

“...Você não vai acreditar. Você cabia aqui (e aponta para palma da mão). Eu segurava você e dizia para sua mãe. Esse menino vai ser o melhor menino do mundo. Esse menino vai ser melhor do que qualquer um que conhecemos. E você cresceu bom e maravilhoso, foi muito legal ver você crescer. Foi um privilégio. E chegou a hora de você ser adulto e conquistar o mundo. E conquistou. Mas em algum ponto desse percurso você mudou. Você deixou de ser você. Agora deixa as pessoas botarem o dedo na sua cara e dizerem que não é bom. E quando fica difícil você procura alguma coisa para culpar. Como uma sombra. Eu vou dizer uma coisa que você já sabe: O mundo não é um grande arco-íris. É um lugar sujo é um lugar cruel, que não quer saber o quanto você é durão. Vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão duro como a vida. Mas não se trata de bater duro. Se trata de quanto você agüenta apanhar e seguir em frente. O quanto você é capaz de agüentar e continuar tentando. E assim que se consegue vencer! Agora se você sabe o seu valor então vai atrás do que você merece, mas tem que ter disposição para apanhar e nada de apontar dedos e dizer que você não consegue por causa dele ou dela ou de quem quer que seja. Só covardes fazem isso e você não é covarde. Você é melhor do que isso...”

A série Rocky não é na realidade um filme de ação sobre boxe, ao contrário do que muitos pensam. É um drama que trata das dificuldades da vida de uma pessoa. Um homem, um lutador, que não se entrega perante as dificuldades e problemas da vida. Recomendo todos os filmes da série.

Rocky, Um Lutador (1976)

Sinopse

Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um boxeador considerado medíocre, tem a grande chance de sua vida quando lhe oferecem uma luta pelo título mundial, contra o grande campeão americano, Apollo Creed. Vencedor de 3 Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição.









Rocky 2, A Revache (1979)

Sinopse

Após o término do confronto contra Apollo Creed (Carl Weathers), Rocky (Sylvester Stallone) promete à Adrian (Talia Shire), sua esposa grávida, que irá largar os ringues de boxe. Porém, Apollo quer provar que Rocky não foi nocauteado por acaso e, como este está sem dinheiro, promovem outra luta entre os dois pugilistas.







Rocky 3, O Desafio Supremo (1982)

Sinopse

Rocky (Sylvester Stallone) é derrotado por um novo e difícil adversário, conhecido como Clubber Lang (Mr. T). Decide aceitar uma revanche depois que seu treinador morre, recebendo a ajuda de seu antigo adversário Apollo Creed (Carl Weathers), em troca de um pequeno favor.









Rocky 4 (1985)

Sinopse

Rocky Balboa, campeão mundial de pesos-pesados, é o treinador de Apollo Creed em uma luta de exibição contra o soviético Ivan Drago. Nessa luta, uma tragédia acontece: Apollo é morto pelo seu adversário antes que Rocky tenha jogado a toalha. Balboa culpa-se pelo acontecido e resolve se vingar pelo seu amigo.








Rocky 5 (1990)

Sinopse

Na luta com Drago, o lutador russo, Rocky (Sylvester Stallone) acabou recebendo uma lesão permanente. Assim é forçado a se retirar do boxe e, para piorar as coisas, descobre que seu contador roubou sua fortuna. Sem dinheiro e não podendo voltar a lutar, ele começa a treinar um jovem (Tommy Morrison) que promete ser um grande lutador. Mas seu trabalhado não é terminado, pois um empresário atrai o jovem pugilista com um alto salário, mas mestre e aluno ainda vão se reencontrar como rivais.






Rocky Balboa (2006)

Sinopse

Rocky Balboa (Sylvester Stallone) está viúvo e aposentado há algum tempo. Longe dos ringes, leva uma vida tranqüila como um dono de um pequeno restaurante. Tudo muda, no entanto, quando Rocky se vê diante da oportunidade de enfrentar o supercampeão peso pesado Mason "The Line" Dixon. Será que Rocky ainda é capaz de se tornar o campeão?








Não sou triunfalista e nem ao menos otimista, sei muito bem o quão duro a vida bate e creio que essa lição de Rocky deve ser observada. Não no sentido de merecermos mais do que temos, mas sabendo que apesar de depositarmos nossa fé e esperança em Deus. Esse mesmo Deus não faz o que podemos fazer. Ele, através da sua maravilhosa graça, nos dá as ferramentas necessárias para fazermos o melhor com o tempo que nos é dado aqui na terra, portanto, façamos o melhor que podemos para honra e glória de Deus.

Um comentário:

  1. Camarada... bateu uma nostalgia (coisas da paternidade...rs) ao relembrar os filmes em questão.
    O drama da vida de Rocky Balboa foi bem lemnbrado.
    Gostei mesmo.
    Inté

    ResponderExcluir