quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O que nossos filhos assistem?

Entre outras coisas sou um consumista saudosista. Gosto de comprar coisas que remetem minhas lembranças à minha infância e também adolescência. Geralmente compro discos de músicas antigas, filmes antigos, seriados antigos e desenhos animados antigos.
Um dia desses quando eu assistia uma série de desenho animada dos anos 80 (Thundercats) comecei a perceber algo de muito sinistro e apavorante. É até meio clichê escrever sobre isso, pois creio que todas as gerações dizem o mesmo das gerações posteriores: “... na minha época as coisas eram...” e etc. Mas, tentando fugir do óbvio, o que me surpreendeu foi que pude relembrar que a cada episódio do desenho que eu assistia havia uma lição de moral intrínseca. Valores como verdade, justiça, honra, companheirismo, trabalho em equipe, perdão, piedade, coragem e alguns outros valores morais eram ensinados de forma agradável e em uma linguagem bem apropriada. Então comecei a lembrar de outros desenhos da mesma época que também tinham essa prática: HE-MAN, Comandos em Ação, Galaxy Rangers, Silver Hawks, Caverna do Dragão entre muitos outros. E muito embora os protagonistas desses desenhos animados fossem poderosos e/ou tivessem armas mágicas impressionantes ou acesso a tecnologias fantásticas o que realmente tornava possível alcançar dos objetivos (salvar o dia) era quase que sempre a aplicação prática desses valores morais.

Não tenho muito tempo para assistir desenhos animados hoje em dia, mas acabo sabendo das novidades pelo contato com meu sobrinho, meus primos mais novos e alguns alunos adolescentes que tenho. O que tenho percebido nos desenhos atuais são dois aspectos marcantes:
  1. Tem havido uma exposição equivocada de mangá (desenho animado japonês) para o público infantil. O que nem todos sabem é que mangá não é necessariamente um desenho para o público infantil, aliás, quase nunca o são. O mangá japonês seja em formato de história em quadrinhos ou em formato de desenho animado é geralmente produzido para o público adulto japonês e trata de temas adultos que são no mínimo inapropriados para crianças.
  2. Outro aspecto importante é que os valores morais foram radicalmente substituídos. A grande maioria dos desenhos tem em seus protagonistas, pessoa e/ou criaturas que necessitam derrotar inimigos através da conquista de poder e esse poder vêm através de uma superação pessoal normalmente baseada em sacrifício pessoal de valores, abandono de convívio social, foco exacerbado em uma única atividade, a não preocupação com as conseqüências de atitudes e a utilização de recursos como mentira, roubo, traição, vingança entre outras atitudes negativas.
Vou tratar aqui de duas obras cinematográficas relativamente recentes e que têm o mesmo pano de fundo (a realidade fantástica):

As Crônicas de Nárnia x A Bússola de Ouro

As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005)

SINOPSE
Durante a 2ª Guerra Mundial na Inglaterra, quatro irmãos vão para uma casa de campo. Lá, pela porta de um guarda-roupas, eles entram no fantástico mundo de Nárnia, habitado por animais falantes, seres mitológicos e uma bruxa má. Baseado na obra de C.S. Lewis.





 Minha análise:
Esse filme reflete o caráter cristão do autor da obra literária (C.S.Lewis) sendo uma alegoria do cristianismo com forte foco em valores como justiça, perdão, coragem e fraternidade.

A Bússola de Ouro (2007)

SINOPSE
A órfã Lyra Belaqua vive uma vida normal no Oxford's Jordan College. Mas, quando seu amigo Roger desaparece misteriosamente, ela começa a enfrentar manifestações sobrenaturais e descobre um universo paralelo, habitado por bruxas e criaturas incríveis.




Minha análise:
Baseado na obra do escritor inglês Philip Pullman esse filme reflete o caráter ateísta do autor. O filme prega a desobediência às autoridades, seus protagonistas utilizam mentira, traição, roubo entre outros artifícios para se alcançar um “bem maior”. É uma crítica direta a Igreja e à religião.

Conclusão:
Não é segredo que nossas crianças ficam mais tempo assistindo TV (desenhos animados, filmes e seriados) do que ouvindo seus pais ou tendo um convívio familiar no qual deveria haver a transmissão dos valores morais básicos, mas ainda é possível encontrar nesse meio (desenhos animados, filmes e seriados) algum material que tenha conteúdo que acrescente à educação de nossos filhos.
Sei que a rotina da vida contemporânea dificulta a disponibilidade de tempo dos pais para dedicação a educação de valores morais a seus filhos, mas creio que é um esforço ou até mesmo um sacrifício, que terá seus benefícios lá na frente. Quando seus filhos, então adultos, terão que tomar decisões embasadas nos valores morais que lhes foram transmitidos desde a infância.
Provérbios 22.6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

2 comentários:

  1. Aluísio,

    Pertinente a sua análise. Infelizmente as crianças têm apreendido coisas absurdas através do que vêem na TV e os pais, muitas vezes, nem percebem... Tenho amigos que deixam os filhos assistir cada absurdo.
    Alguns canais são proibidos em casa. Cartoon é um deles. O lema deles um tempinho atrás era: "porque aqui vc pode fazer o que quiser" e, junto com esse lema, um garoto pega a meleca do nariz, põe na escova de dentes e escova os dentes (nojento, eu sei!!!). Achei isso um absurdo e mandei uma carta de protesto para o canal. Onde já se viu?!
    É difícil controlar tudo, mas pais que se preocupam de verdade, fazem isso.

    Gostei do seu blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí... eu falei que vc deveria criar um blog...hehehe.
    Vc lembrou do Silver Hawks???...rs
    Grande abraço

    ResponderExcluir